quarta-feira, 11 de junho de 2008

Euro à pressão

"Viseu rima com europeu, coração rima com Selecção"
Frase emblemática do Sr. Fernando Ruas (Presidente da Câmara de Viseu)

Meninos e meninas, o euro já chegou, e como não podia deixar de ser, tenho que escrever qualquer coisa sobre o assunto.


A qualquer hora do dia, em qualquer lugar se vê, ouve e respira a nossa Selecção Nacional, i.e., na televisão, na rádio e nos WC's.....encontrei no outro dia uma página do "Record", alusiva á nossa Selecção, afixada numa casa de banho mal cheirosa.

Voltando à televisão, uma das coisas que me faz mesmo "espécie" é que tudo é notícia, tudo mesmo.
Ora vejamos:

-"E...e...e...agora Moutinho olhou de soslaio para Quim e espirrou, que quererá ter dito ele com aquilo, a dúvida paira no ar. Será um sinal secreto?"

Claro que passado dois dias, esta tão mui nobre notícia ainda estava presente na memória de todos os portugueses e como um + um são dois, então, olhar de soslaio + espirro é igual a uma entorse no pulso. Nem quero imaginar se tivesse espirrado duas vezes ou o que poderia ser extrapolado se Moutinho tivesse coçado o sobrolho.

Mais engraçado é ver como as notícias são conduzidas (não digo manipuladas que é feio e parece mal)
[Jornalista] – "O árbitro irá tratar todos jogadores da selecção como iguais, mesmo o melhor jogador do mundo"
[Arbitro] – "Irei tratar todos como iguais"

Reparem que o árbitro nem se refere à nossa selecção, nem a nenhuma outra, nem mesmo nenhum jogador.

Se as notícias fossem manipuladas então o caso era grave e poderia acontecer algo do género:
[Jornalista] – "O árbitro gosta de tomar banho com os jogadores nos finais dos jogos."
[Arbitro] – "Irei tratar todos como iguais"


Nesta altura todos os jogadores são vendidos e revendidos, diversas vezes, para outros clubes. Estas transferências milionárias surgem com tal velocidade que se estivermos desatentos por um ou dois dias, já nem sabemos quem é que quer quem e quem vai para onde (confuso?!).

[Dia 1] – "Cristiano Ronaldo no Real de Madrid"
[Dia 2] – "João Moutinho no Barcelona"
[Dia 3] – "Cristiano Ronaldo fica em Manchester"
[Dia 4] – "Fernando Meira cobiçado pelo Fanhões"
[Dia 5] – "Quim cobiçado pela Associação Nacional de Manetas"

Haaa! E as empresas de publicidade andam, ultimamente, numa azáfama que já não se dedicam a mostrar apenas os nossos jogadores a fazer figuras tristes, mas também as mulheres deles, ora isto sim, é criatividade. Pergunto-me até qual grau de parentesco é necessário ter, com um futebolista, para aparecer num anúncio da TV. É que, assim de cabeça, devo ser primo em 20º grau do Bosingwa.

Por outro lado, não basta ficar afónico quando se grita de emoção quando marcamos um golo, não basta saltar durante 4 horas seguidas quando ganhamos um jogo, não basta erguer o cachecol da selecção "Made in China". É preciso ser sócio da selecção.

Imaginem vocês, aquele momento inicial do jogo (que me deixa sempre todo arrepiado), o momento de cantar o Hino Nacional, a malta vai à carteira, saca do cartão de sócio, encosta-o ao coração equanto canta a Portuguesa.

Até se me salta a....a....banda magnética.

Acho que estamos no bom caminho, que se lixe o aumento dos impostos, o aumento do preço da gasolina, os milhões (mal) gastos, a (falta de) educação nas escolas e as subidas da Euribor. O que é preciso mesmo, é colocar a bandeira das quinas à janela, torcer pela Selecção e cantar de pulmões bem abertos o Hino da Selecção inventado à pressão (Ó Sr. Ruas, pressão também rima com selecção).


Força Selecção!!

3 comentários:

Anónimo disse...

opá e que mal tem esquecer o gasoleo, os impostos, e outras merdas??? olha que se FODA.. que se FODA é o que tenho para dizer..quando o gasoleo acabar não venho trabalhar..olha até rimou ó caralho....

Anónimo disse...

Eu pessoalmente acho que o Euro não está a ser convenientemente explorado.
Cade o espírito comercial dos portugueses? Tanta oportunidade desperdiçada. Já imaginaram os bons negócios que se estão a perder?
- os bancos poderiam arranjar o “Empréstimo da Selecção” para todos os que necessitem de se equipar convenientemente. As taxas de juros podem variar de acordo com os resultados do jogo
- o “Seguro de Saúde da Selecção” porque pode haver uma maior propenção para ataques cardíacos
- o “Pão da Selecção que é um pão em forma de coracão
- o “Bacalhau da Selecção”... nem vale a pensa explicar este. E óbvio que precisamos de um prato de bacalhau em honra dos nossos heróis que longe da pátria lutam pela glória de Portugal

E já agora, proponho também que toda a vez que Portugal jogue seja feriado nacional. Assim sempre aumenta a pressão sobre os jogadores… afinal tantos mais feriados qto mais tempo se aguentar no campeonato.

Cumpts

Anónimo disse...

ate me salta a banda magnetica!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL